Por amor ou pela dor: a Inteligência de Mercado deve recomendar ou fazer acontecer?
A coleta e a sistematização de dados alcançaram uma importância fundamental para a estratégia de qualquer negócio no mundo atual. A interpretação desse conjunto de dados relevantes é o papel da Inteligência de Mercado.
Por se tratar de um setor extremamente tático, que planeja ações para vários departamentos, fica sempre a dúvida: será que cabe a área de IM apenas recomendar, ou é preciso fazer acontecer?
Não existe reposta certa
A resposta divide opiniões. Apesar de não ser responsável pela execução, muitas vezes é necessário interferir no processo para garantir que as recomendações sejam seguidas da maneira correta.
Camila Pimentel, Gerente de Inteligência de Mercado e Vendas na Santher afirma que “o como fazer é uma das nossas responsabilidades. Por muitas vezes eu vejo que projetos são engavetados porque a gente não diz como fazer. Depois que vira cultura, a gente sai de cena”, explica.
É importante reforçar a necessidade de realmente implementar os projetos. Apesar do fascínio que o estudo de dados nos traz, o valor está na mudança que eles podem de fato gerar.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra
Comments