Skip to content

Como a Ipiranga conseguiu agregar valor através do uso correto dos dados

A Ipiranga, empresa do Grupo Ultra, é uma das maiores companhias de distribuição de combustíveis e varejo do Brasil. São mais de 7 mil postos no país, que realizam cerca de dois milhões de abastecimentos por dia. 

A tecnologia traz a cada dia grandes impactos para o sistema de gestão. Na Ipiranga, os dados mudaram completamente a maneira de tomar decisões. 

A transformação através do dados

Uma nova empresa foi criada com foco na jornada de mais de 33 milhões de clientes do programa fidelidade. Foram criados rituais de gestão dos resultados, com acompanhamento semanal para correção rápida dos desvios de performance.

Além disso, o desenvolvimento de modelos estatísticos mudaram a forma de compra e venda de combustíveis. Os benefícios foram inúmeros, mas a implementação de um projeto como esse não foi nada fácil. 

Existem companhias que já nascem com a tecnologia como base para o seu desenvolvimento. Podemos citar como exemplo Google, Waze, Uber, Rappi. Porém, no caso de negócios mais tradicionais, que já haviam se habituado a um tipo de funcionamento que não incluí a coleta e análise de dados, essa transformação precisa ser feita de forma gradual. 

O primeiro grande desafio é compreender a mudança de cultura necessária. É preciso superar essa barreira com muita informação. Os tomadores de decisão devem ser treinados para conseguir mudar a sua maneira de trabalhar. 

Após isso, é importante rever os padrões de contratação dos colaboradores e passar a valorizar perfis com mais diversidade. Aí sim, o solo estará preparado para implementar novas estratégias e se conectar aos ecossistemas de DS e inovação. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

 

Comments

Fale com a gente no WhatsApp