Skip to content

6 riscos globais que podem afetar os seus negócios em 2023 

O cenário de incerteza e o ambiente de risco comercial global ainda seguem em alta para as empresas. Foi o que diagnosticou o Relatório de Riscos Globais de Negócios da Dun & Bradstreet, que classifica as maiores ameaças aos negócios.  

Com base no potencial de impacto dessas ameaças às empresas, é atribuída uma pontuação a cada cenário de risco. A seguir, explicamos melhor o que o relatório aponta e como esses prognósticos podem impactar as empresas. 

As pontuações dos 10 principais riscos são usadas para calcular uma pontuação geral do Global Business Impact (GBI).  No primeiro trimestre de 2023, a pontuação caiu para 314. Apesar da queda, está acima da média de longo prazo, o que indica que as perspectivas para negócios internacionais ainda são desafiadoras. 

Alguns cenários analisados tornaram-se mais benignos, enquanto muitos outros pioraram ou permaneceram no mesmo nível. Repercussões de uma crise econômica global, conflito geopolítico, tensões sociais são alguns que apresentam riscos elevados.  

Riscos globais que ameaçam os negócios 

O ambiente de risco global tem sido dominado pela pauta econômica, sob a ameaça de uma recessão, e o clima geopolítico, diante do conflito entre Rússia e Ucrânia.  

Confira a seguir as principais ameaças de nível global que podem afetar seus negócios em 2023! 

1 - Recessão econômica global 

Embora já se veja uma narrativa mais positiva sobre a economia global, com os mercados financeiros enxergando além do fim do ciclo da política monetária, algumas considerações devem ser feitas.  

O risco de desaceleração econômica global tem uma pontuação GBI de 43 (a pontuação varia entre 1 e 100; uma pontuação mais alta indica um impacto global mais alto). 

Considera-se a chance dos bancos centrais errarem por excesso de cautela, já que, em muitas partes do mundo, vieram acompanhando a inflação, desencadeando inadvertidamente uma recessão global sincronizada. 

2 - Escalada do conflito Rússia-Ucrânia 

A perspectiva de desaceleração da economia global é um dos fatores para reduzir a potência da Rússia sobre os preços de energia.  

O governo americano desacelera a ajuda ocidental à Ucrânia, e a Rússia desgasta psicologicamente com o risco de que armas nucleares táticas sejam usadas. Esse risco tem pontuação GBI de 48. 

3 - Dificuldades na cadeia de suprimentos 

As cadeias de suprimentos enfrentam novos e amplos desafios, como desastres naturais, sanções e controles de exportações e falha sistêmica.  

Isso pode tornar os prazos de entrega imprevisíveis e levar os preços ao produtor a disparar novamente, dificultando o controle da inflação. A pontuação GBI para o risco diminuiu, mas ainda está em um máximo de 30. 

4 - Políticas climáticas  

As políticas climáticas têm sido uma questão significativamente complexa para as tomadas de decisões das empresas. Com o embargo energético da Europa aos combustíveis russos em ação, os fluxos globais de energia mudam de forma definitiva. 

Apesar do conflito sobre a direção da política energética na Europa e na Ásia, retroceder nos compromissos climáticos assumidos e no tratamento comercial diferenciado com base na ação climática acaba se tornando uma causa de tensão geopolítica. 

5 - Instabilidade social 

As questões do custo de vida também representam um risco significativo para as populações que sofreram com a pandemia e continuam enfrentando perspectivas econômicas ruins. Esse fato, provocado por uma inflação alta, pode gerar protestos em massa, principalmente nos países em desenvolvimento.  

Este quesito teve risco aumentado ao longo do último trimestre, com uma pontuação GBI de 23. 

6 - Serviço da dívida em mercados emergentes 

Moeda enfraquecida, juros crescentes e custos de refinanciamento são algumas questões observadas pelos investidores nos mercados emergentes. Nestes locais, particularmente, a dívida pública está mais vulnerável a desencadeadores de uma fuga de capital, o que pode levar a um evento de inadimplência. 

Na verdade, mesmo sem um evento desencadeador, a perspectiva econômica frágil e o ambiente de crédito ruim mantêm altos os custos de financiamentos de empresas, prejudicando os panoramas de médio e longo prazo.  

Este cenário de risco tem pontuação 20 do GBI. 

Mas como as empresas podem se preparar? 

Basta analisar os fatos para perceber que os riscos enfrentados pelas empresas seguem elevados. Quem lidera o processo de tomada de decisão comercial precisa estar bastante consciente sobre o cenário econômico global e os desdobramentos geopolíticos de tudo o que ocorre.  

Além disso, é fundamental ter traçados planos de contingência, que contemplem a interrupção repentina de cadeias de suprimentos aparentemente seguras. 

É importante que os líderes tenham em mente que eventos inesperados também podem piorar repentinamente o ambiente de riscos para as empresas. Deve ser adotada uma abordagem ampla que possibilite a mitigação desses riscos e que permita uma rápida adaptação às mudanças constantes do mercado. 

Preparação e resiliência são as palavras-chave para navegar no atual cenário volátil de riscos globais. A CIAL D&B possui soluções para ajudar a fortalecer esses dois aspectos em seus negócios, otimizando processos com uma perspectiva ampla e profunda dos riscos que podem afetar sua operação. 

Se quiser saber mais sobre outras ameaças aos negócios em 2023,  

acesse o report na íntegra

Comments

Fale com a gente no WhatsApp