Skip to content

Qual especialização escolher? Identifique o ideal para seu perfil profissional

Você já teve a sensação de que o tempo está passando depressa? São diversos os estudos que falam sobre essa mudança na percepção do tempo, e muitos deles culpam os avanços tecnológicos que deixaram os processos mais rápidos.

A tecnologia mudou – e muda - a forma como lidamos com nossas relações pessoais e profissionais. A cada segundo, ferramentas são criadas e métodos aprimorados, tornando obsoleta toda e qualquer forma de resistência ao desenvolvimento. No âmbito da educação não poderia ser diferente. Você quer ficar para trás?  O mundo mudou e, hoje, as exigências são outras. Foi-se o tempo em que um diploma de ensino superior era o suficiente para fazer com que você se destacasse no mercado de trabalho. É preciso mais.

Vivemos em um mundo globalizado, interativo e ágil, e o conhecimento nunca foi tão acessível quanto agora. Com isso, empresas priorizam a contratação de pessoas atualizadas que investem seu tempo e dinheiro em cursos de línguas e formação específica num ramo de atividade – a qual você garante através de uma pós-graduação.

Eu sei que é complicado falar em dinheiro, principalmente no momento de crise econômica a qual vivemos, no entanto, como diz Augusto Cury “Uma crise destrói uma herança, mas não uma profissão. Não importa se você não tem dinheiro, você é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais: a sua inteligência. Invista nela”.

Entendendo os tipos de pós-graduação

Pós-graduação é todo e qualquer curso realizado após a graduação. Ela não se limita apenas as Especializações – como muitos imaginam. Além delas, existem outras quatro modalidades: MBA, Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado.

Essas pós-graduações são divididas em dois tipos: lato sensu (Especialização e MBA) – e o stricto sensu (Mestrados tradicional e profissional e Doutorado).

Nas modalidades lato sensu (sentindo amplo), os candidatos – geralmente inseridos no mercado de trabalho – aprimoram um conhecimento específico, de forma mais breve e menos exigente que o stricto sensu, a fim de alavancar a carreira.

Já nos cursos stricto sensu (sentido estrito), os candidatos trabalham na construção do conhecimento através da reflexão teórica e bibliográfica. As modalidades deste tipo consomem muito tempo do candidato, portanto, é quase que pré-requisito a dedicação integral ao curso.

Abaixo explicamos um pouco sobre cada tipo de pós-graduação para que você identifique o curso ideal para o seu perfil. Confira:

Especialização

O que é?

A Especialização é uma modalidade de pós-graduação lato sensu que capacita e atualiza o profissional atuante no mercado. Diferente da graduação e sua abrangência, a grade da especialização contempla técnicas e teorias acerca de um tema específico. Os cursos são muitos e estão – comumente - abertos aos graduados de qualquer área de conhecimento.

A quem é destinado?

O curso é ideal para candidatos com diploma de curso superior que desejam especializar-se em sua área de atuação, a fim da ascensão profissional. Quando cursado temas que não condizem com sua esfera de conhecimento, ele também cria oportunidades àqueles que desejam mudar o ramo de sua atividade.

Qual a duração?

A Especialização tem carga horária mínima de 360 horas. É a instituição de ensino quem define como estas horas são distribuídas. Normalmente, as aulas costumam acontecer em alguns dias da semana no período noturno ou aos finais de semana. A conclusão do curso acontece entre um e dois anos.

MBA

O que é?

Da sigla em inglês, Master Business Administration, o MBA é, assim como a Especialização, um curso lato sensu. Esta modalidade de pós-graduação é voltada para o aprimoramento das habilidades administrativas, bem como o aprofundamento e atualização nas questões voltadas ao mundo dos negócios.

A quem é destinado?

Como o curso procura fomentar o debate sobre cases e ferramentas reais do mundo corporativo, o curso é ideal para empresários, executivos e gestores com experiência de trabalho já consolidadas. Além de testes de conhecimentos gerais, algumas instituições, inclusive, exigem a comprovação de alguns anos de atuação no processo de seleção. Não preciso nem dizer que o diploma de graduação é obrigatório, né?

Qual a duração?

Assim como a Especialização, os cursos de MBA têm duração mínima de 360 horas. Mais uma vez, é a instituição de ensino quem define a distribuição de horas. As aulas costumam acontecer aos sábados ou em alguns dias úteis no período noturno.

Mestrado

O que é?

Antes de qualquer coisa, é preciso dizer: Mestrado não forma professores, mas sim, pesquisadores. Com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre um tema de interesse acadêmico específico, o curso dispõe de ferramentas e debates voltados para a interpretação e criação de artigos científicos. A modalidade não propõe aulas – teóricas ou práticas – sobre didática. E, vamos combinar que, entre o “deter conhecimento” e o “saber ensinar” existe uma distância imensurável. No entanto, boa parte das instituições de ensino superior exige o título de Mestre dos profissionais que compõem a grade de professores.

A quem é destinado?

O curso é ideal para quem é estudioso nato, tem tempo para ler e pesquisar e deseja crescer no circuito acadêmico. As exigências para este tipo de pós-graduação são mais complexas. Além do diploma de graduação, as instituições costumam avaliar o candidato através do currículo acadêmico e testes de conhecimentos gerais, requerer certificado de proficiência em inglês e exigir a apresentação de um projeto de pesquisa.

Qual a duração?

O Mestrado tem, geralmente, duração de dois anos. Mas, é o tempo dedicado ao estudo fora da sala de aula que se mostra desafiador. É preciso ler, pesquisar, participar de eventos acadêmicos e escrever sua tese para conclusão do curso.

Mestrado Profissional

O que é?

Regulamentada em 2009, essa é a modalidade mais recente entre os cursos stricto sensu. A diferença do Mestrado Profissional para o Mestrado tradicional está no enfoque prático voltado à capacitação profissional do candidato. O curso trata de diversos temas que podem ser aplicados em ambiente corporativo, sem deixar de lado o estudo teórico.

A quem é destinado?

O curso é ideal para quem já é graduado e deseja um nível de conhecimento avançado – tanto teórico, quanto prático – no seu ramo de atividade profissional. Neste modelo, o candidato pode, ou não, seguir a carreira acadêmica.

Qual a duração?

O tempo de duração do curso é, geralmente, de dois anos. Mas, diferente das outras modalidades de pós-graduação, o Mestrado Profissional possui horários mais flexíveis para permitir que o estudante concilie o mestrado com o trabalho. As aulas costumam acontecer aos sábados ou no período da noite.

Doutorado

O que é?

O Doutorado é outra modalidade de pós-graduação stricto sensu. O curso oferece um conhecimento teórico mais profundo do que o Mestrado.

A quem é destinado?

O curso é destinado para graduados (Chamado de Doutorado Direto, a modalidade é válida nos casos em que a instituição de ensino considere relevante a proposta de pesquisa do candidato) e mestrados, de qualquer área de conhecimento, que considerem o estudo uma missão de vida. Durante o Doutorado, é de suma importância que o candidato possa se dedicar integralmente às pesquisas.

Qual a duração?

O Doutorado dura, em média, de quatro a cinco anos. Assim como o Mestrado, o tempo em sala de aula é irrelevante às horas que você vai precisar estudar e produzir sua tese fora da Universidade.

Comments

Fale com a gente no WhatsApp