Skip to content

Como o treinamento corporativo impulsiona a agenda ESG nas empresas

O que é ESG?

O acrônimo ESG, Environmental, Social and Governance, pode ser explicado como um conjunto de critérios ou metas, ambientais, sociais e de governança, que organizações podem adotar como fundamento para medirem seu comprometimento nas determinadas áreas. Estas metas devem estar alinhadas a um conjunto de boas práticas que irão definir se a organização é socialmente consciente, aplica uma gestão sustentável dos recursos naturais e apresenta transparência, eficácia e boas práticas de governança coorporativa. O principal objetivo do ESG é promover, no longo prazo, a sustentabilidade. Considerando não apenas aspectos financeiros, mas também o bem-estar social e o impacto ambiental das organizações.

Relatório Panorama 2024:

O relatório “Panorama 2024”, realizado pela Amcham Brasil, publicado no último trimestre do ano passado, revelou uma mudança de pensamento dos principais executivos do país. A pesquisa perguntou a mais de 1.000 executivos, das diversas diretorias e áreas, “quais tendências vão impactar mais sua empresa em 2024?”. O uso de Inteligência Artificial nas rotinas de trabalho foi a opção escolhida, entre 20 alternativas, por 60% das empresas entrevistadas. Agenda ESG, como conjunto de boas práticas e sustentabilidade empresarial, foi a segunda opção escolhida, sendo citada por 51% das empresas.

figura nordica 01

PricewaterhouseCoopers:

Em paralelo ao trabalho da Amcham, a PWC apontou uma crescente preocupação em relação a padronização das informações de sustentabilidade empresarial. 57% dos investidores globais anseiam por maior regulamentação e aumento dos padrões de integridade dos relatórios coorporativos, 85% dos entrevistados vêm um aumento significativo nas auditorias de sustentabilidade como fator essencial para a melhora dos níveis de confiança de investimento no ano de 2024.

Instituto S Company:

Brandon Nogueira, Diretor de Sustentabilidade do Instituto S Company, deixa claro a importância deste tipo de mensuração. Brandon coloca como fundamental a adequação dos relatórios empresariais através da capacitação de analistas e auditores. Sempre visando aumentar os níveis de transparência e confiança para os investidores.

Em entrevista ao Canal Global ESG, Brandon pontua a Norma Contábil NBC T 15. Esta norma estabelece procedimentos para evidenciação de informações de natureza social e ambiental, com o objetivo de demonstrar à sociedade a participação e a responsabilidade social da entidade.

ESG na prática dentro das organizações:

Fica cada vez mais claro que organizações mais envolvidas socialmente exigem um perfil de profissional também mais engajado. A adoção de uma Agenda ESG efetiva impacta diretamente na forma como o gerenciamento de equipes e pessoas deva ser realizado, mas principalmente na capacitação e desenvolvimento de indivíduos. Não pode existir o conceito de empresa sustentável se os seus integrantes não estiverem alinhados com este propósito.

A preocupação em proporcionar melhores condições aos colaboradores não tem a ver mais somente com questões de ergonomia, conforto ou até mesmo, salários, mas sim com o a aplicação de uma cultura organizacional eficaz e transparente, onde as pessoas encontrem as ferramentas necessárias para se desenvolverem.

Assumindo que o desenvolvimento do capital humano é inexorável para o cumprimento da Agenda ESG, a garantia de ferramentas de Treinamento e Desenvolvimento ao alcance de todos assume um papel cada vez mais crucial dentro das rotinas de trabalho.

Iniciativas para capacitação:

O desenvolvimento das rotinas de treinamento, sempre foram um dos grandes desafios em todos os tipos de organização. Não diferente disso o relatório publicado pela ABTD, Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento, mostra um significativo incremento no investimento em T&D no panorama do Brasil entre 2022 e 23. Setores como a indústria obtiveram incremento de mais de 45% nos recursos destinados ao desenvolvimento do capital humano. Uma das informações valiosas para entender as melhores práticas adotadas para o

bom decorrer das rotinas é a presença cada vez mais marcante do “autotreinamento” e de práticas on-line, ou EAD.

figura nordica 02

A facilitação das rotinas de treinamento através de ferramentas e tecnologias cada vez mais desenvolvidas trazem a independência necessária para que T&D torne-se cada vez mais presente no dia a dia das pessoas.

Tomamos como exemplo a Enabley, uma tecnologia disponível como um SaaS, que hoje traz a diversas empresas a potência necessária para o cumprimento das mais diversas funções nas rotinas de T&D. Oferecendo uma ferramenta que possibilita a fácil criação de conteudos, um sistema de gestão de aprendizado (LMS) e, principalmente, uma plataforma de aprendizado (LXP) dinâmico e com diversos recursos para possibilitar a interação de seus integrantes a Enabley traz as organizações a facilidade necessária para a construção de um ambiente eficaz de treinamento.

Treinamento Corporativo na prática:

Olhando para o cenário de inovação e correndo atrás do que realmente é necessário, a Enabley, ao se apoiar no uso eficaz de dados, consegue identificar com segurança questões como desempenho, melhores práticas, falhas e pontos a serem melhorados a níveis empresa, equipes ou pessoas. Garantindo que os times de T&D e lideranças optem pela melhor maneira de orientar seus colaboradores e não sigam apenas “criando conteúdo”.

Foi nesse contexto que a Enabley, distribuída pela NORDICA, se tornou uma aliada fundamental, transformando radicalmente a forma como a equipe e franqueados do Giraffas era treinada. Sob a gestão da Gerente de Treinamento, Rosana Mendes, a transição de um modelo presencial para um híbrido, combinando treinamento em campo com recursos digitais, revolucionou a abordagem da empresa.

O engajamento da equipe por meio da plataforma também foi um destaque, com prêmios, rankings e uma competitividade saudável, impulsionando a participação nos treinamentos, resultando em um aumento notável na adesão e na qualidade operacional, com mais de 5.500 alunos.

Olhando para o futuro, Rosana Mendes compartilha a visão do Giraffas de continuar essa parceria com a Enabley, enfatizando o compromisso contínuo com a inovação, a melhoria dos processos e a busca incessante pela excelência no atendimento ao cliente.

Outro cliente que aplicou a Enabley para treinamento em massa de seus milhares de pontos de venda, foi a Coca- Cola. Obtendo um amento no número de acessos aos cursos de 88% após a implementação da plataforma. O que torna este número mais impressionante ainda é que ele veio acompanhado de uma redução no custo na ordem de 79%. Isso só foi possível pois a Enabley se mostrou mais eficaz que outras iniciativas para melhorar o engajamento da adoção da experiencia on-line e autotreinamento.

A possibilidade de aplicação de tecnologias como a Enabley compreende papel fundamental no cumprimento da Agenda ESG, pois além de acelerar o desenvolvimento do capital humano, permite o que isto seja feito com a empatia necessária para a criação de uma cultura de aprendizagem contínua.

Comments

Fale com a gente no WhatsApp