Skip to content

FAZENDO O INVISÍVEL VISÍVEL: REIMAGINANDO A FUNÇÃO DA INTELIGÊNCIA EM SEGUROS

Imagine uma grande seguradora respeitada e admirada pelos seus pares, uma empresa que possui multicanais e multiprodutos, uma empresa que ao longo de sua existência veio de alguma forma se especializando em verticais de negócios de modo a atender de forma personalizada as demandas de seus consumidores e mercados.

Imagine que esta empresa em uma revisão estratégica decide alterar o seu modelo de distribuição, segmentado suas áreas de negócios para dois canais extremamente relevantes onde todos teriam que vender todas as linhas de produtos. Sai o especialista e entra o profissional generalista.

Nasce aí uma necessidade e também uma oportunidade para atender as demandas sobre segmentos de seguros que demandam inteligências distintas –  de uma forma mais abrangente.

Neste contexto, uma das maiores empresas do segmento de seguros no Brasil buscava um parceiro para apoiar nos seus processos de coleta de informações mercadológicas e na realização de análises rotineiras e sistemáticas sobre todas as linhas de produtos, estratégias, resultados e informações relevantes sobre o mercado segurador e seus competidores.

MISSÃO DADA É MISSÃO CUMPRIDA

Este parceiro seria responsável pela geração de relatórios de monitoramento, alertas antecipados de mercado, análises de benchmark, comparativos de produtos e one page report de inteligência do mercado segurador visando municiar os profissionais da seguradora com ações da concorrência que poderiam causar impacto no ecossistema de negócios da empresa ou mexer com a estrutura da indústria em geral.

Esta busca contínua de informações e análises tange a diversos aspectos, com destaque para o monitoramento não só dos lançamentos dos concorrentes nos diversos canais de distribuição, assim como novas tecnologias, lançamento de produtos de seguros no Brasil e no exterior.

O escopo do monitoramento compreende órgãos de classe, seguradoras nacionais e internacionais bem como veículos de comunicação em geral, mídias sociais, propaganda e mais importante acesso direto a fontes primárias de informações através do canal corretor da concorrência utilizando técnicas de elicitação e construções de redes para busca contínua de informações mercadológicas e análises de ações de concorrentes.

Me parece ser um bom ecossistema de informação para se trabalhar e sentir a temperatura do ambiente de negócios exógeno à seguradora.

A necessidade de monitoramento contínuo sobre perspectivas de investimentos, lançamentos de produtos, alterações na distribuição de produtos de seguros, em especial de grandes seguradoras nacionais e internacionais, pode trazer vantagens competitivas na formação de estratégias de barreira de entrada, estratégias relacionadas a novos canais de vendas, mix de produtos e oferta – com os produtos da seguradora.

Entendemos que nas empresas e – em especial no segmento de seguros –  há espaço enorme para geração de produtos de inteligência e relatórios contínuos, que vão muito além de um conteúdo noticioso, onde se faça a relação entre os diferentes insights oriundos de concorrentes, clientes, fornecedores, regulação, instituições especializadas no mercado de seguros e movimentos de mercado em geral.

Há espaço para oxigenar as discussões e suportar de fato decisões.

MODELO E ABORDAGEM DE CONSTRUÇÃO DE SOLUÇÃO CONJUNTA

Construir qualquer coisa do zero é sempre muito complicado e oneroso – mas também é muito gostoso. 

O setup de qualquer projeto geralmente é intenso em recursos tanto do parceiro quanto do cliente. E há sempre o caminho do aprendizado, onde a caixinha de ferramenta de competências cresce e nos dá naturalmente maiores habilidades para percorrermos perplexos esse mundo complexo e maravilhoso.

Conhecer e aprender com os outros nos permite um maior conhecimento e aceitação de nossas competências, e mais importante, das nossas pequenezas diante da imensidão de coisas que temos que aprender e compartilhar. E é isso que transcende um propósito de um “to do” normal e ordinário.

A trajetória em si é sempre uma experiência extraordinária. É um sentimento de partida para um mundo de respostas que nos enchem os olhos de novos questionamentos e faz o coração bater solenemente mais rápido. Queremos e pedimos sempre por mais.

Um ponto que considero como Fator Crítico de Sucesso é a proposição da solução junto com o cliente e crença dele que a solução dará o delivery esperado.

Acreditar e engajar-se na solução conjunta, faz toda a diferença para que as coisas aconteçam. 

Por ser uma empresa especializada em suporte à decisão e atuante nas práticas de inteligência, normalmente somos chamados com o objetivo de apoiar tomadores de decisão provendo informações, análises e/ou recomendações, buscando a redução do risco e a maximização dos resultados, sejam eles com foco mercadológico, concorrencial, comercial ou estratégico para a empresa.

E para isso nada mais relevante do que contar com dados coerentes, atualizados e imparciais, além de metodologias, modelos analíticos, frameworks e experiência na concepção e execução deste tipo de solução.

Pense nisso, pois encurta sobremaneira os ciclos de entregas e resultados desejáveis.

Abaixo uma visão simplificada onde resumimos o fluxo do desenho da solução e a abordagem da Intelligence Hub juntos aos nossos clientes.

Geralmente seguimos um fluxo de ações em 5 fases combinadas e construídas a quatro mãos, evitando a folha em branco e fazendo com que todos estejam alinhados e com o foco na solução. 

Na sequência divido com vocês um modelo de one page report que resume as fases e outputs que poderão ser gerados a partir de construção do radar de monitoramentoalinhado às necessidades de informações e inteligência da empresa. 

Aqui já se começa a desenhar o que seria um portfólio de entregas mínimo, com um alinhamento do que a seguradora receberá em termos de escopo e conteúdo –  em tempos e momentos diferentes.

É importante sinalizar que alguns outputs do projeto podem e devem ser resumidos em termos de conteúdo e objetivo para que as outras áreas da seguradora tenham acesso rápido e de fácil entendimento dos entregáveis planejados.

Compartilho ainda um alguns exemplos não exaustivos do que seriam os conteúdos das entregas com um pouco mais de detalhe.

Market Scan 

  • Análise mensal sobre movimentações da concorrência no mercado segurador focando em perspectivas de investimentos, lançamentos de produtos, tendências, alterações na distribuição de produtos de seguros, em especial de grandes seguradoras nacionais e internacionais segmentadas em Automóvel, Capitalização, Saúde, Vida, Previdência e Residencial.

Análise de Portfólio

  • Comparativo de Produtos Automotivos, Residenciais, Saúde entre outras linhas de portfólio.

Exemplo de Estudo de Comparativo de Produtos de Seguros Automotivos das 10 maiores empresas compreendendo análise dos seguintes itens: Verificação de coberturas disponíveis, Limites mínimo e máximo de indenização, Serviços de assistência, segmentação de público (jovem, mulher, sênior, etc), estratégias de acesso aos mercados destes players e fatos relevantes.

Global Outlook 

  • Estudo Benchmarking Global analisando informações relevantes sobre as melhores práticas das principais seguradoras no Brasil, EUA e Europa em termos de produtos e serviços assistenciais para idosos, prevenção de doenças e longevidade.

Panorama e Perfil dos Cuidadores de Idosos

  • Projeto completo com 2 duas fases com aplicação de diferentes metodologias.
  • Análise de Oferta Educacional para mapeamento da oferta de formação profissional com objetivo de construção de uma ementa nacional única
  • Entrevistas em profundidade para traçar  o perfil dos cuidadores de idoso cariocas.

Compartilho ainda alguns mini exemplos das entregas para tornar palpável os itens mencionados acima.

APRENDIZADO É SEMPRE UMA CONSTANTE

Nosso desafio não foi coletar dados e informações, ou mesmo elaborar premissas de análise, mas sim entender quais informações eram coerentes, quais estavam desatualizadas e quais eram tendenciosas.

E por fim e não menos importante, nosso grande estímulo foi entender qual seria o composto tecnológico-informacional-humano a ser levado e como isso estaria relacionado aos negócios do cliente, e o que poderia gerar vantagem competitiva.

Criamos assim um Hub de Inteligência com uma célula de inteligência multidisciplinar para a seguradora com equipes de diferentes perfis e níveis de senioridade, além de responsabilidades distintas porém integradas na execução de suas atividades e acesso ao cliente.

Fomos ainda o principal parceiro para projetos sistemáticos, rotineiros e complexos que demandam competências múltiplas e amplo conhecimento de modelos de análise e do próprio mercado segurador.

Aprender, desenvolver, entregar, revisar e começar de novo –  sempre é –  uma experiência muito bacana!

Grande abraço,

Nícolas Yamagata

nicolas.yamagata@intelligencehub.com.br

Comments

Fale com a gente no WhatsApp