Skip to content

5 dicas essenciais para vender em tempos de crise

A pandemia do novo coronavírus pegou de surpresa pequenos e grandes negócios. Devido ao decreto de calamidade público instaurado no país, os comércios não essenciais precisaram ser fechados e os desafios se tornaram imensos para aqueles que conquistam clientes todos os dias.  

O momento atual pede inovação e, diferente do que muitos pensam, isso não significa adotar uma nova solução para que o negócio se reinvente. É possível mudar apostando em novas estratégias que mantenham os clientes próximos mesmo que, fisicamente, estejam longe. Por isso, separamos 5 dicas essenciais que todo profissional de vendas precisa saber para vender em tempos de crise. Continue lendo e coloque essas dicas em prática!

1 – Amplie seus canais de vendas

Se você ainda prioriza a presença física é melhor dar uma olhada no que acontece mundo afora! A experiência muda muito de acordo com o canal, mas ser omnichannel nesse momento é o que você precisa para vender em tempos de crise.

Apps de mensagens, aplicativos para venda de produtos/serviços e as ligações telefônicas (famoso outbound), precisam mais do que nunca se intensificar. Não é fácil colocar sua operação em todos os canais em um dia, mas com bom senso e estratégia tudo pode acontecer antes do esperado!

O raciocínio é simples: enquanto você depender somente do espaço físico para vender o seu negócio pode estar fadado a morrer. Por isso, peça ajuda a profissionais que entendem do assunto, aproveite a internet para aprender ainda mais sobre o assunto e comece a ampliar os seus canais de venda.

2 – Esteja perto do público

Seus clientes precisam saber como podem te encontrar. Mesmo que no primeiro momento a operação seja pausada, mantenha o público informado sobre a situação atual e quais serão os próximos passos.

Para aqueles que concentram suas atividades nas lojas físicas o desafio é ainda maior. Nesse caso, aposte nos canais de vendas citados acima. Vender em tempos de crise é agregar valor mesmo de longe! Ofereça descontos especiais, defina novos prazos de venda e dependendo do serviço, leve a atividade para dentro da casa do cliente – claro que, antes disso, estabeleça um protocolo de segurança para que ambos se sintam confortáveis.

Se os exemplos acima ainda são uma dificuldade para você, faça o que estiver ao seu alcance: aposte no relacionamento! Mantenha contato contínuo estando presente na vida do consumidor. 

3 – Comunique e treine sua equipe para mudanças

Nada adianta criar um plano de ação mirabolante para vender em tempos de crise e não estabelecer uma comunicação clara com seus funcionários. É fundamental que eles sejam informados sobre novos horários, questões de segurança, nova estratégia de atendimento, entre outras prioridades.

Mais do que conhecê-las, é preciso treinar seus colaboradores para que o plano aconteça na prática de forma eficiente. Reserve um horário para treiná-los, esclareça dúvidas, reforce a comunicação e seja um líder presente.

4 – Esteja presente no digital

A presença digital deixou de ser opcional e se tornou uma necessidade. Dominar as técnicas tradicionais de vendas já virou “fichinha” para aqueles que estão experts no mundo online. E se você ainda não está familiarizado, chegou a hora de mudar esse cenário!

Para vender em tempos de crise, principalmente quando o isolamento social é um dos impasses, chegar até seu consumidor é prioridade. E a maneira mais prática para isso é colocar seus serviços e produtos em canais online!

Para aqueles que trabalham com o varejo, por exemplo, existem várias soluções na internet, que oferecem uma plataforma de e-commerce completa com custos que cabem no bolso para quem está começando no mundo digital. Além disso, é possível também oferecer produtos em marketplaces, como OLX, Google Shopping, Mercado Livre e o melhor: tudo isso de forma prática e fácil.

5 – Fique atento aos novos hábitos de consumo

Durante a crise os consumidores adquiriram novos hábitos e, apesar de alguns deles irem embora quando a rotina comum voltar, alguns estarão presentes a longo prazo.

Justamente por isso, é importante entender que seus clientes não sairão iguais dessa situação. Da mesma forma que você precisou agir diferente para vender em tempos de crise, eles também precisaram se adaptar ao momento presente.

Reveja seu portfólio de produtos/serviços e as novas necessidades dos clientes. Assim, logo no começo do processo de recuperação, você encontrará oportunidades para oferecer aquilo que o seu consumidor estava procurando. Seus clientes dão sinais, saiba aproveitá-los!

Conclusão

Tenha em mente que os desafios de hoje podem ser ganhos contínuos para o futuro do seu negócio. Vender em tempos de crise é um desafio e nem todos os dias serão bons, mas o desânimo não pode vencê-lo! Avalie os erros para que possam ser reajustados rapidamente e mantenha as vendas acontecendo.

Comments

Fale com a gente no WhatsApp