4 dicas para enfrentar os desafios da Liderança durante a Crise
Estamos vivendo um over de informações acerca de um único assunto: o Covid-19 e suas derivações. As empresas andam mais sensibilizadas com tudo que estamos passando e preocupadas com o colaborador. Antes mesmo de cobrar resultados, o desafio para liderança tem sido garantir o encantamento dos colaboradores.
O momento atual torna muito mais complexa a tarefa de motivar os funcionários para que eles permaneçam conectados com o objetivo da empresa e queiram garantir um bom desempenho de suas atividades. É muito comum que a pressão torne a tomada de decisões estratégicas um bloqueio para o líder liderar, engajar e inspirar.
Andrea Destri, fundadora da friendsBee e Conselheira da Live University, afirma que “a sobrecarga de informação impacta a capacidade de pensar estrategicamente e agir com consistência. Por isso, ficar 24h por dia grudado na TV é um bom caminho para entrar em pânico e ter dificuldade para pensar e elaborar a sua estratégia”.
E para te ajudar nesse momento delicado, preparamos uma lista com 4 dicas dos nossos especialistas:
Empatia com os liderados
Quando engajados com o propósito e valores da empresa, os colaboradores tendem a produzir mais. É importante que o líder não tenha medo de perder seu poder, pelo contrário, que tenha empatia e confiança com os seus liderados.
E quando falamos de Home Office, o cenário se complica, pois lidar com a insegurança, ansiedade e o futuro a distância não é nada simples. Andrea Destri sublinha que “empatia é a palavra da vez. Entender a realidade da vida integral do colaborador é o primeiro passo. Outras palavras importantes são Comunicação, Priorização e Verdade”.
Construa uma relação de confiança
Precisa existir uma relação de confiança entre o líder e o colaborador. Caso algum imprevisto aconteça - seja com filhos, internet ou até mesmo oscilamento emocional pelo momento que estamos vivendo - é preciso ter um movimento de empatia.
Para que isso aconteça, líderes precisam deixar claro quais são as expectativas, fazer um processo de acompanhamento, suporte e serem transparente com seus funcionários.
Outra dica é do Marcio Cassin, professor da Live University. Antes da reunião começar, ele indica que primeiro o líder puxe uma conversa inicial mais leve. Para entender como o funcionário está, trocar desafios, problemas do dia a dia, e assim, ajudar uns aos outros a passar por essa crise.
Escolha o perfil certo de liderança
Andrea Destri explica que “a boa liderança é diferencial em qualquer contexto. A chave agora é saber que tipo de liderança sua equipe precisa. Dica de ouro: dificilmente será a do líder ‘pilhador’ e cobrador”.
A Conselheira enfatiza que no cenário atual as lideranças com perfil de adaptabilidade, que tenha conforto com a incerteza, pragmática, que crie soluções não existentes será um diferencial para guiar o time neste momento.
Check List Emocional
Você sabia que cuidar da sua própria energia para conseguir cumprir seu próprio papel é dos pontos fundamentais nesse período? Se alguma energia está te aprisionando, o conselho da Danieli Wegermann, professora de Gestão de Pessoas da Live University é alguns minutos de meditação.
“Realize o mapa de empatia, reflita melhor antes de tomar uma decisão e conecte-se com o seu time para administrar melhor a equipe, porque a liderança precisa ser exercida por perfil”, ela conclui.
O RH nunca foi tão necessário nas empresas. As demandas não param de chegar e esse é o momento para aproveitar o papel estratégico do líder, porque a certeza que temos é que responder apenas operacionalmente à crise não é a melhor estratégia.
Comments