Como a Blizzard Entertainment entrega Inteligência Competitiva
A Blizzard Entertainment é uma desenvolvedora de games da Califórnia (Estados Unidos). Em janeiro desse ano, a Microsoft anunciou a aquisição da empresa por US$ 68,7 bilhões. Para chegar a uma cifra tão significativa, especialmente nesse mercado, é preciso que haja uma visão extremamente estratégica e disruptiva.
Um dos pontos fundamentais é conseguir acompanhar as tendências de consumo e oportunidades do mercado. Para isso, a Blizzard atua em duas frentes: uma orgânica, que vem dos próprios colaboradores. Por se tratar de pessoas que vivem nesse mundo, gostam e entendem de jogos, muitas percepções acabam surgindo.
A outra maneira, mais formal, é perguntar diretamente aos consumidores sobre as tendências que estão surgindo. Nesse caso, é importante manter em sigilo a fonte da pesquisa, já que, sabendo que está respondendo para a Blizzard, o consumidor pode mudar as suas respostas.
Técnica Tear Down
De acordo com Mike Swiontkowski, Diretor Sênior e Head de Pesquisa Global na Blizzard Entertainment, outra técnica muito utilizada pela empresa é a famosa Tear Down. “É muito parecido com o jeito que um engenheiro pode pegar uma peça de hardware, desmontar, e a partir da peça de hardware que sai, entender quais são os componentes”, explica.
Nesse caso, é possível acompanhar de perto cada passo dos seus concorrentes, entendendo que tipo de estratégias eles optaram por utilizar e quais preferiram não usar. O grande segredo aqui é pegar esse arsenal de informações não como um Ctrl C e Ctrl V, e sim como uma fonte de inspiração.
Assim você consegue tomar decisões baseadas nas tendências de mercado, mas ainda mescladas com a sua própria experiência e visão de mundo.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra
Comments