Skip to content

Planejamento de Cenários, Incerteza e a Era Pandêmica

Estamos vivendo em uma Era Pandêmica. A palavra da vez traz muitas dúvidas e incertezas. Diante desse cenário, como podemos ter um planejamento mais assertivo? Será que é possível ter uma estratégia embasada em momentos de tantas instabilidades?

Para Rafael Kojima Higuchi, Market Intelligence Manager na Auren, é possível sim. O processo inicia por procurar boas fontes de informação, que podem nortear essa análise. “Pegamos uma pesquisa da Mackenzie na época falando de como seria a pandemia, e é incrível como eles acertaram”, explica. 

O próximo passo é olhar para cenários similares e comparar projeções. Nesse caso podemos nos embasar em outras crises como a greve dos caminhoneiros no país. Depois, é preciso fazer uma varredura global. A crise se iniciou na China, migrou para a Europa e só então chegou no Brasil. Isso torna possível um espelhamento já que sabemos mais ou menos o que se virá a seguir. 

Finalmente, é preciso olhar com detalhes para cada segmento de atuação da empresa. No caso do mercado de energia, por exemplo, temos o residencial, que certamente aumentaria com as pessoas ficando em casa, e o comercial que diminuiria. 

É claro que não é possível prever com exatidão o mercado. Os ajustes de rota são necessários a todo momento, mas o entendimento do posicionamento da empresa e o norte a ser seguido, certamente traz grandes vantagens para situações como essas. 

Clique aqui para assistir a palestra na íntegra

 

Comments

Fale com a gente no WhatsApp