Conquistar clientes nunca foi tarefa fácil. Mesmo com estratégias eficientes para vender, entender quem é o seu cliente sempre vai precisar de um esforço a mais, uma vez que o perfil do comprador muda constantemente, adquirindo diferentes características e novas exigências.
Nesse contexto, apropriar-se de técnicas que aprimorem seu desempenho pode fazer a diferença no momento de alcançar objetivos, ou melhor, vendas! E a PNL pode ser o seu aliado nesse desafio.
Programação Neurolinguística é o estudo do comportamento do ser humano, que busca compreender a individualidade de cada um, visando o alcance de objetivos por meio do desenvolvimento de habilidades, como mudanças, autoanálise, etc.
E para te ajudar preparamos um conteúdo especial com algumas técnicas de PNL em vendas para aprimorar ainda mais seu desempenho na hora de conquistar clientes. Confira e garanta qualidade nos negócios!
As informações chegam até nós por meio de quatro sentidos: visão, audição, paladar e tato. Já quando abordamos o assunto na PNL, os sentidos são divididos em quatro sistemas representativos, o auditivo, visual, cinestésico e digital.
Cada cliente encontra-se em um desses sentidos, e é papel do vendedor identificar onde cada comprador se encontra e consequentemente, compreendê-lo para desenvolver maior habilidade de persuasão e negociação. Além disso, a confiança é fortalecida e a comunicação aprimorada.
Nessa técnica o vendedor – de forma sutil – conduz a conversa com o cliente espelhando os mesmos movimentos dele. Gestos, expressões faciais, postura, respiração... Tudo deve ser analisado. Literalmente!
A técnica traz uma conexão maior entre ambos, permitindo que o vendedor possa prever momentos para sugerir ideias, influenciar a compra ou até mesmo opinar sobre algo específico.
Observação importante: Antes de aplicá-la é ideal entender o básico sobre linguagem corporal, justamente para que o cliente não suspeite de forma alguma a imitação dos seus trejeitos. Falamos sobre o tema aqui!
Baseia-se no processo de associar reações internas com algum gatilho interno ou externo. Por exemplo, um sentimento positivo – quando vivenciado de novo – pode incentivar o comprador a fechar uma nova venda.
Em palavras técnicas, ancoragem é um viés cognitivo que descreve o ato de se ancorar a uma parte da informação recebida. Nós não conseguimos desassociar de uma primeira impressão, então quando vivenciamos de novo a primeira lembrança é o que nos vem à cabeça.
Quando bem utilizada, essa técnica pode ser crucial para fechar uma venda. Por exemplo, ao levar o comprador para uma lembrança positiva, as chances de concluir mais um negócio são muito maiores.
Consiste em reforçar um comportamento ou ação positiva por meio de elogios que podem ajudar a motivar e conquistar a confiança do consumidor durante o processo de comunicação.
Por exemplo, o cliente apresenta algumas objeções no momento de fechar uma compra. É aqui que a técnica entra! A partir do reforço positivo, as objeções são esclarecidas e simultaneamente o vendedor reforça elogios e pontos vantajosos sobre o serviço, aproximando-se ainda mais do cliente e esclarecendo suas dúvidas.
Colocar o nome do seu cliente em uma frase em conjunto com palavras que são assimiladas facilmente pode ser um dos truques que vai te levar à venda. Introduza palavras como naturalmente, ilimitado, agora, além, expansão, após, perceba, entre outros.
Aqui o objetivo principal é fazer com que o cliente perceba que o seu discurso é aquilo que ele pensa ou precisa.
Essa técnica é baseada em autoconhecimento. Ressignificar conceitos que podem aprimorar seu pensamento faz toda a diferença para um vendedor. Não só conceitos podem ter um novo significado, mas comportamentos também.
Durante anos um vendedor usou o mesmo speech na hora de vender, mas, com o passar do tempo, o discurso ficou obsoleto e repetitivo. Imagina o quanto entediante é ouvir um mesmo discurso mais de uma vez? A ressignificação está aí para isso!
Conhecer a si mesmo permite melhorar a comunicação, seja com amigos, família e possíveis clientes. Mudar a sua forma de se expressar pode abrir portas para novas negociações!
Consiste na análise de dados para fazer com que o processo seja mais eficiente. Em outras palavras, a venda consultiva é mais detalhista, buscando sempre entender de forma minuciosa a necessidade do cliente.
A venda consultiva exige habilidades específicas que nem todo vendedor consegue exercer. Em um papel de consultor, é preciso preparar perguntas ainda mais assertivas, recomendar soluções específicas, garantir contatos com forte interação e, por fim, orientar de forma clara clientes já existentes e possíveis prospects.
Com tantas técnicas a seu favor, tá esperando o quê para colocá-las em prática? A adoção do PNL em vendas garante um serviço qualificado que pode se desenvolver de forma contínua sempre. Além de buscar o melhor de si mesmo, a técnica traz desenvolvimento profissional significativo e relacionamento de ponta com os seus clientes.
Conheça os cursos da LiveU que abordam o tema!
Aproveite para ler também >
Deseja aprimorar seus conhecimentos na área de Marketing e acompanhar as tendências? Então você está no lugar certo! Conheça os cursos da Ibramerc, a escola de Inteligência de Mercado, Marketing e Vendas da Live University. Aqui você encontra workshops, eventos, MBA’s, pós-graduação e muito mais. Conheça nossos cursos e aproveite!