A Vivo é uma empresa referência em telefonia móvel, internet banda larga e tv por assinatura do Brasil. Fundada em 2003, se tornou Top of Mind no mercado em apenas dois anos, e em 2008 já atingia o marco histórico de 40 milhões de clientes.
Devido a quantidade expressiva de movimentação financeira, a otimização de tempo do departamento de tax se tornou fundamental para as operações da companhia. Após observar as atividades diárias dentro do setor, foi possível mapear os pontos passíveis de mudança, para alcançar resultados melhores.
O tempo investido na realização de atividades manuais foi um dos principais aspectos a serem trabalhados. "Às vezes a gente não percebe o tanto de tempo que o nosso time fica focado fazendo papéis de trabalho. A equipe fica muito focada em trabalhos manuais, elaboração de planilhas”, afirma Tamiris Xavier, Tax Digital Transformation na Vivo (Telefônica Brasil).
Além de ser uma atividade que exige muito dos colaboradores, é algo totalmente passível de erros humanos. De acordo com Tamires, detalhes simples e fáceis de resolver como a capacidade do equipamento utilizado para o serviço, pode atrasar em várias horas uma entrega.
Essa análise crítica é fundamental para aperfeiçoar os processos. Para isso a Vivo decidiu utilizar a metodologia ágil. Dessa forma, foi possível compreender que a digitalização não substitui as pessoas, e sim facilita o trabalho da equipe, para que ela possa se posicionar de uma forma muito mais estratégica para a companhia.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra