A adoção generalizada do Voice Search - tecnologia de pesquisa por voz - é algo que vem causando grande impacto no mundo do marketing digital nos últimos tempos, mudando a maneira como os profissionais de marketing de pesquisa otimizam sites para classificar palavras-chave e consultas direcionadas, por exemplo.
Ao revisar as últimas tendências e estatísticas na pesquisa por voz, podemos ver o uso crescente de assistentes para smartphones e alto-falantes inteligentes, como o Siri da Apple, o Alexa da Amazon e o Google Home. O rápido aumento da taxa de adoção de assistentes de voz digital em todo o mundo obviamente causou um impacto significativo nas tendências de pesquisa e no SEO.
Nesse sentido, em meio às mudanças nas pesquisas por informações, produtos e serviços, como os canais atuais estão se adaptando ao novo comportamento do usuário? Para responder essa e demais perguntas, conversamos com Junior Dias, coordenador de Marketing Digital do PRAVALER. Confira!
Junior - O Voice Search é uma tecnologia baseada em reconhecimento por voz, a qual permite que um usuário realize uma pesquise por voz, ao invés de digitação. Em outras palavras, serve como um assistente digital, que utiliza o reconhecimento de voz, síntese de fala e processamento de linguagem natural (PNL), para fornecer uma resposta e/ou serviço a partir de uma aplicação. De maneira simples, o aparelho recebe um áudio, faz a interpretação do mesmo e entrega uma resposta.
Junior - Podemos considerar que a pesquisa por voz é uma tendência, e com isso podemos pontuar três fatores importantes:
Aprofundando ainda mais, vamos ver algumas estatísticas:
Outro ponto muito interessante dessa tecnologia é o fato de que ela se integra melhor com outros canais como: televisão e rádio. Exemplo: quando um usuário estiver assistindo ou ouvindo uma campanha que lhe cause interesse, ele sempre vai ser impactado por um termo ou frase de destaque, e na pesquisa por voz a reprodução desse termo ou frase fica muito mais simples, uma vez que as pesquisas por voz tendem a serem maiores que as pesquisas digitadas. Isso torna tudo mais objetivo, e os algoritmos já compreendem esse tipo de pesquisa.
De maneira simples e prática: é mais fácil e rápido falar, do que escrever!
Junior - Ainda é um mercado em crescimento, deveremos ter alguns anos de pesquisas por dispositivos como desktops, mas à medida que o Voice Search se engaja no mercado, as barreiras vão sendo minimizadas.
Em minha opinião, em no máximo cinco anos as pesquisas por voz deverão dominar 75% do mercado, em pesquisas online.
Junior - Primeiramente precisamos compreender que SEO nada mais é que otimização para usuários, e os algoritmos de pesquisas trabalham sempre na compreensão da necessidade do próprio usuário. Se o usuário é sempre o foco do algoritmo, então a tendência é que estes passem a consumir com maior frequência as pesquisas por voz.
Sendo assim, é comum que os algoritmos evoluam para a necessidade e se adaptem de acordo com a tendência, ou os mesmos estarão fadados ao fracasso!
Junior - Em minha opinião, sete fatores precisam ser trabalhados a partir de ontem (urgente) para o sucesso de campanhas digitais com Voice Search, são elas:
Junior - Acredito que ainda não! Mas ao passo que os próprios algoritmos estão priorizando os usuários, quem não se adaptar ao futuro, estará fadado ao fracasso!
Três itens definem o impacto do Voice Search no futuro, são eles:
Se você chegou até aqui, aproveite para ler também: