Blog - Ibramerc

Voice Search: entenda o impacto da tecnologia no seu negócio

Written by Raffael Lodo | Nov 11, 2019 1:54:28 PM

A adoção generalizada do Voice Search - tecnologia de pesquisa por voz - é algo que vem causando grande impacto no mundo do marketing digital nos últimos tempos, mudando a maneira como os profissionais de marketing de pesquisa otimizam sites para classificar palavras-chave e consultas direcionadas, por exemplo.

Ao revisar as últimas tendências e estatísticas na pesquisa por voz, podemos ver o uso crescente de assistentes para smartphones e alto-falantes inteligentes, como o Siri da Apple, o Alexa da Amazon e o Google Home. O rápido aumento da taxa de adoção de assistentes de voz digital em todo o mundo obviamente causou um impacto significativo nas tendências de pesquisa e no SEO.

Nesse sentido, em meio às mudanças nas pesquisas por informações, produtos e serviços, como os canais atuais estão se adaptando ao novo comportamento do usuário? Para responder essa e demais perguntas, conversamos com Junior Dias, coordenador de Marketing Digital do PRAVALER. Confira!

1 - Vamos começar pelo básico! O que é pesquisa por voz ou voice search? Como funcionam os assistentes por voz?

Junior - O Voice Search é uma tecnologia baseada em reconhecimento por voz, a qual permite que um usuário realize uma pesquise por voz, ao invés de digitação. Em outras palavras, serve como um assistente digital, que utiliza o reconhecimento de voz, síntese de fala e processamento de linguagem natural (PNL), para fornecer uma resposta e/ou serviço a partir de uma aplicação. De maneira simples, o aparelho recebe um áudio, faz a interpretação do mesmo e entrega uma resposta.

2 - Qual o impacto do Voice Search na estratégia de marketing de uma empresa? Quais os benefícios que a tecnologia proporciona?

Junior - Podemos considerar que a pesquisa por voz é uma tendência, e com isso podemos pontuar três fatores importantes:

  1. A venda e uso dos smartphones não param de crescer;
  2. É muito mais fácil e rápido falar do que digitar;
  3. Os assistentes de voz vão muito além da conversão de voz em texto, cada dia mais eles conseguem interpretar a síntese de fala, e com isso compreendem o perfil da pesquisa de maneira científica.

Aprofundando ainda mais, vamos ver algumas estatísticas:

  • Segundo o Google, mais de 20% de todas as pesquisas, já são realizadas por voz;
  • Segundo o Google e a comScore, 50% de todas as pesquisas online serão baseadas em voz até 2020;
  • 31% dos usuários de smartphones em todo o mundo usam pesquisa por voz pelo menos uma vez por semana;
  • Seja com intuito de interesse ou necessidade, a pesquisa por voz é extremamente eficiente, pois realiza processamento de linguagem natural e torna a pesquisa mais objetiva.

Outro ponto muito interessante dessa tecnologia é o fato de que ela se integra melhor com outros canais como: televisão e rádio. Exemplo: quando um usuário estiver assistindo ou ouvindo uma campanha que lhe cause interesse, ele sempre vai ser impactado por um termo ou frase de destaque, e na pesquisa por voz a reprodução desse termo ou frase fica muito mais simples, uma vez que as pesquisas por voz tendem a serem maiores que as pesquisas digitadas. Isso torna tudo mais objetivo, e os algoritmos já compreendem esse tipo de pesquisa.


De maneira simples e prática: é mais fácil e rápido falar, do que escrever!

3 - Quais as barreiras que este mecanismo enfrenta ou pode enfrentar no mercado?

Junior - Ainda é um mercado em crescimento, deveremos ter alguns anos de pesquisas por dispositivos como desktops, mas à medida que o Voice Search se engaja no mercado, as barreiras vão sendo minimizadas.

Em minha opinião, em no máximo cinco anos as pesquisas por voz deverão dominar 75% do mercado, em pesquisas online.

4 - Com relação ao rastreamento e rankings de conteúdo, como os mecanismos de voz impactam no SEO?

Junior - Primeiramente precisamos compreender que SEO nada mais é que otimização para usuários, e os algoritmos de pesquisas trabalham sempre na compreensão da necessidade do próprio usuário. Se o usuário é sempre o foco do algoritmo, então a tendência é que estes passem a consumir com maior frequência as pesquisas por voz.

Sendo assim, é comum que os algoritmos evoluam para a necessidade e se adaptem de acordo com a tendência, ou os mesmos estarão fadados ao fracasso!

5 - Quais dicas você daria para adequar campanhas de Marketing Digital para as buscas por voz?

Junior - Em minha opinião, sete fatores precisam ser trabalhados a partir de ontem (urgente) para o sucesso de campanhas digitais com Voice Search, são elas:

  1. Desenvolva conteúdos que utilizem linguagem de som natural, pense como seu usuário faria para pesquisar por você na internet;
  2. Formule perguntas e forneça respostas concisas sobre seu negócio, de maneira que as respostas sejam objetivas, sem se preocupar com o tamanho da resposta. O importante é a resposta ser satisfatória para o máximo de usuários possíveis, sem se preocupar com o tamanho dela;
  3. Segmente e otimize seu site, com keywords longtail (keywords de calda longa);
  4. Otimize seu site para pesquisas locais, trabalhando muito o SEO Local, pois os algoritmos vão sempre priorizar a localização do usuário, para realizar entregas mais próximas a ele;
  5. Otimize a performance de tempo de carregamento do seu site, pois isso já é fator de ranqueamento, e tenha em mente que as conexões 3 e 4G, são mais lentas que as conexões de internet banda larga;
  6. Garanta que seu site seja 100% compatível com dispositivos móveis;
  7. E sempre tenha como foco o interesse, usabilidade e a acessibilidade do usuário, e não os algoritmos, pois eles vão sempre se adaptar a necessidade do usuário.

6 – As empresas hoje em dia já estão preparadas para o uso do Voice Search? Qual o impacto da tecnologia para o futuro dos negócios?

Junior - Acredito que ainda não! Mas ao passo que os próprios algoritmos estão priorizando os usuários, quem não se adaptar ao futuro, estará fadado ao fracasso!

Três itens definem o impacto do Voice Search no futuro, são eles:

  1. O comércio global de voz deverá valer US$ 40 bilhões até 2022;
  2. Até 2020, mais de 50% de todas as pesquisas, serão realizadas por voz, isso representa mais de um trilhão de pesquisas por ano.
  3. Melhore sua estratégia de marketing da sua empresa, e saia na frente da sua concorrência.

 

Se você chegou até aqui, aproveite para ler também: