Muito utilizadas como ferramenta de gestão dinâmica de projetos, as metodologias ágeis podem ser utilizadas em diversos setores. Dentro os diversos tipos diferentes, as mais conhecidas no ambiente de negócios são o Scrum e o Kanban.
O Scrum é um framework utilizado para desenvolver e manter produtos complexos de forma interativa e incremental e fundamentado em teorias empíricas. São pilares da metodologia Scrum:
Transparência: Todos os envolvidos precisam estar engajados no projeto, com o mesmo objetivo. As regras internas devem ser simples, claras e entendidas por todos.
Inspeção: O Time Scrum deve sempre verificar o andamento da sprint e do projeto, bem como seu desempenho.
Adaptação: É preciso se adaptar prontamente às mudanças necessárias ao negócio, ou as situações que o time possa encontrar em suas inspeções.
Já o Kanban, parte de uma filosofia em que se começa com o que se tem no momento. Nele, o value stream mapping inicial é apenas o ponto de partida para a tomada das consciência com base no empirismo. A visão do todo é um pouco mais limitada, com um ciclo único de entregas contínuas.
Não existe um melhor que o outro. É preciso analisar o tipo de projeto, para compreender qual a metodologia mais adequada. No mundo corporativo, a agilidade nem sempre está ligada a entregar mais rápido. O foco está na adaptação e evolução. Avançar de forma rápida sem embasamento pode gerar erros que exijam iniciar todo o processo novamente.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra