O iFood é uma empresa brasileira, líder na América Latina no setor de delivery de comida. Em 2021, a companhia passou por um grande desafio com a chegada da pandemia: dobrar o seu número de vendas, sem aumentar a verba investida.
Para isso, Eduardo Difini, Head Comercial e Expansão do iFood, iniciou fazendo um mapeamento de todas as estratégias que poderiam ser utilizadas. “Pensamos em aumento de HC, campanhas e promoções, treinamento, substituição de improdutivos… mas tudo isso tem custo. Então nos sobrou o funil de vendas, processos e fluxos”, explica.
Dentro do funil de vendas, por exemplo, foram implementadas melhorias através do método CHA (conhecimento, habilidades, atitudes). Através dos melhores vendedores, foi possível identificar as características comuns que poderiam ser trabalhadas de forma coletiva.
Porém, os maiores resultados vieram através da melhoria de um processo em específico, realizado pela área de operações, necessária para realizar a ativação dos restaurantes nas plataformas.
Essa etapa em específico, era extremamente demorada. Portanto, foi necessário interferir em outro departamento para trazer dinamismo. A fase que durava 30 dias, passou a durar apenas sete. Assim foi possível aumentar significativamente o número de restaurantes atuantes no iFood, e consequentemente aumentar o número de pedidos.
O resultado não foi visto apenas em números, passando de 1 milhão, para 2 milhões de pedidos mensais, outros indicadores entraram de carona e foram impulsionados pelas mudanças.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra