Blog - Ibramerc

4 fatores de sucesso para o seu e-commerce

Written by Geovanna Afonso | Sep 21, 2020 5:22:25 PM

Ser dono do próprio negócio implica conhecê-lo muito bem. E para ter um e-commerce de sucesso, não basta ter um olhar presente para os detalhes técnicos e esquecer fatores fundamentais como o segmento em que atua, para quem quer falar e como está fazendo isso. Afinal, estamos falando de experiência!

Separamos abaixo 4 fatores indispensáveis para conquistar ou o seu espaço no e-commerce do jeito certo e estar a frente da concorrência. Continue lendo e confira!

1. Defina o seu segmento de atuação

Você não consegue e nem pode querer abraçar o mundo de uma vez. Segundo um levantamento de 2019 realizado pela Ebit|Nielsen, o faturamento do comércio eletrônico superou a estimativa com uma receita total de R$61,9 bilhões, um resultado superior ao ano de 2018.

A partir desse dado, considerando o segmento que atua, você deve se fazer as seguintes perguntas:

- Quais nichos estão em alta?

- O comportamento do seu público-alvo muda de forma constante? Se sim, você saberá como acompanhá-lo?

- As pessoas comprariam o seu produto?

- Como você classifica a manutenção do seu produto? Os cuidados serão complexos na operação logística?

Antes de respondê-las, tenha em mente que o melhor segmento do mundo não existe. Só vai ser o melhor para você se identificar que há oportunidade de crescimento e, claro, se vai sentir prazer trabalhando com ele!

Quem quer alcançar todo mundo no fim não alcança ninguém. Definindo um segmento de atuação você terá menos concorrência e ainda uma demanda inicial mais baixa de investimento.

2. Conheça o seu público-alvo

Público-alvo é um grupo específico de consumidores que apresentam um perfil semelhante, como interesses de compra, objetivos, grau de escolaridade, entre outros aspectos. Todas as ações de marketing e vendas devem se concentrar neles, já que estão mais dispostos a consumir o produto que oferece.

Para defini-lo é fundamental conhecer seus principais objetivos e desafios enfrentados, quais são suas dores e necessidades, hábitos de compra e outros padrões comportamentais.

A partir dos dados compilados você poderá definir as suas personas, perfis semi-fictícios que representam seu comprador ideal. No entanto, saiba que a persona traz um perfil muito mais detalhado do que o público-alvo, com informações como características pessoais, informações profissionais, estilo de vida, entre outros.

Após definir o público-alvo do seu e-commerce e desenhar suas personas é possível conhecer ainda mais o seu consumidor e, por sua vez, estar próximo dele com altas chances de propor ações assertivas com mínimas chances de erro.  

3. Aposte no relacionamento

Depois de definir o seu público-alvo, é fundamental estabelecer uma rotina de contato com ele. Ofereça um atendimento impecável por meio de canais de contato com respostas ágeis e humanizadas. Por mais que a automação faça parte de nossas vidas, ninguém quer falar com um robô o tempo todo!

Quase 10% de todos os usuários do Whatsapp no mundo vivem no Brasil. Pensando nisso, por que não investir no canal? Vá além dos marketplaces e estabeleça um atendimento personalizado com infinitas possibilidades, seja para tirar dúvidas, atender clientes insatisfeitos até atualizações do status na entrega do pedido. Mas, fique atento! Antes de começar essas ações certifique-se se o cliente deseja ser contatado pela plataforma.

4. Tenha uma plataforma viável

Quem é dono do próprio negócio espera que o serviço esteja em perfeitas condições. Justamente por isso as expectativas costumam ser altas, mas lembre-se de estudar bem as opções que deseja e optar por uma plataforma viável que satisfaça suas necessidades e elimine qualquer frustração no futuro.

Imagine um cliente que deseja muito comprar o seu produto na internet, mas cada clique implica em 10 segundos de carregamento. As chances de ele abandonar a página são altíssimas! Por isso esteja atento a erros fatais que podem afastar consumidores, como lentidão no carregamento, imagens em qualidade baixa, descrições rasas, entre outros problemas.

Conclusão

Agora que você já sabe quais são os fatores indispensáveis para entrar no e-commerce do jeito certo, comece a colocá-los em prática. Seguindo essas dicas você conseguirá entender de fato quem são os seus clientes, os recursos para oferecer uma boa experiência e arrasar nas vendas!

Aproveite para conhecer o MBA em E-commerce da Live University e aprenda com um time de especialistas as principais técnicas para alavancar a sua loja virtual, desde a implementação, logística, design e outros fatores que influenciam o sucesso do seu negócio online.