Muito se falava no crescimento do cenário digital antes da pandemia. Porém, os últimos dois anos trouxeram um avanço que nem mesmo o mais otimista poderia apostar. Para se ter uma ideia, em comparação com 2019, o ano de 2020 apresentou um aumento de 74% no número de ecommerce.
A porcentagem da população que comprava online passou de 12% para 18%, representando 10 vezes a expectativa do setor. Dentro da plataforma do Mercado Livre, 5 milhões de novos usuários se cadastraram, sendo 2,6 milhões somente no Brasil.
O segmento de Casa e Decoração foi o que mais cresceu, cerca de 70%, sendo 15% do total de itens comercializados. Logo em seguida vêm Alimentos e Bebidas, com 59% e o de Farmácia com 19%.
Em termos de frequência, também houve um grande aumento. Os usuários mais assíduos, saíram de compras médias de 17 em 17 dias, para 12. Já com usuários esporádicos, a etapa diminuiu de 268 para 29 dias. Além disso, o tempo na plataforma também aumentou 17%.
Esses números trazem uma grande reflexão sobre a necessidade atual em manter um negócio online. Apesar do físico jamais ser substituído, o digital representa uma grande fatia do faturamento do negócio.
Porém, se posicionar no mercado digital vai muito além de ter um site. É preciso ficar atento à experiência do usuário na sua plataforma. Investir em boas fotos, saber segmentar os produtos, estar sempre à disposição para esclarecer as dúvidas do cliente são fundamentais. Tudo isso claro, além de pensar muito na logística necessária, para oferecer um bom tempo de entrega, a baixo custo e com segurança para o comprador.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra