Vivemos na Era da Informação. Sabendo disso, o mundo dos negócios investe cada vez mais na captação e organização de dados. A cada dia que passa, o mercado relacionado a Big Data Analytics, Aprendizagem de Máquina e Conhecimento de Clientes conquista mais espaço nas grandes e pequenas empresas.
A gestão eficiente de dados pode ser utilizada em diversos setores. É possível traçar um panorama muito mais assertivo do mercado em que a companhia está inserida, mapear os clientes com profundidade, além de identificar novas oportunidades de negócios.
Felipe Mesquita, Gerente Comercial na Datahub, compartilhou durante o Fórum de Gestão Comercial 2021 da Live University, um case de um serviço prestado para uma empresa tradicional com mais de 50 anos de atuação no mercado. Se tratava de uma das líderes do segmento de materiais elétricos, mas que tinha dificuldade em encontrar novos clientes recorrentes.
No passo inicial, foram identificados que cerca de 14% dos clientes cadastrados no CRM do cliente estavam inativos. A partir disso foi possível definir com exatidão quais os setores desses clientes, qual o tempo de mercado de cada um e entender o perfil do consumidor ideal.
Dessa forma, é possível cruzar as informações e identificar os pontos comerciais que fazem parte desse perfil, mas não são atendidos pela empresa. Assim, o departamento comercial sabe exatamente onde prospectar e quais as informações relevantes para essa etapa. “Utilizando Big Data, esse cliente conseguiu 47% de crescimento da base interna e o incremento de vendas de 33% a curto prazo”, revela Felipe. Esse é um dos exemplos do que é possível alcançar utilizando a tecnologia de dados.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra