Existem diversos pontos que precisam ser considerados no momento de formar o e-commerce do seu negócio.
O primeiro passo é definir a estratégia. Para isso, é preciso entender qual o objetivo da sua empresa: expandir o mercado geográfico, ser uma unidade de venda com foco em faturamento ou aumentar a exposição da marca? O modelo escolhido dependerá dessa definição.
Em uma loja física, os consumidores compram baseados em uma experiência multi sensorial. É possível tocar, experimentar, avaliar. A disposição também costuma interferir. Quando entramos em um comércio, apenas pelo olhar é possível compreender a disposição dos produtos.
Em uma loja de roupas, por exemplo, rapidamente conseguimos definir onde está a sessão feminina, masculina e infantil.
Já no e-commerce, essa amplitude visual não é possível. Por isso, entender muito bem que tipo de categorização e indexação será utilizada, é um fator fundamental para o sucesso do seu negócio.
A riqueza na descrição também faz toda a diferença. Qual o tecido, tamanho, cor, textura… Quanto mais informações você conseguir oferecer para o seu cliente melhor.
Finalmente, é preciso pensar no serviço como um todo. A separação do estoque precisa ser fiel à descrição do site, embalagem e entrega também devem ter uma atenção especial. Dessa forma, será possível oferecer para o seu cliente uma excelente experiência do início ao fim da compra.
Clique aqui para assistir a palestra na íntegra